O conto O Natal da Marianinha, retirado da obra “Chão de Canela", da autora Olinda Beja foi trabalhado na turma do 3º VNP D, pela professora M.ª Elisabete Quinteiro.
Resumo
Era uma vez uma menina chamada Marianita, que vivia com os seus pais numa aldeia da Beira Alta.
Marianita era uma menina muito feliz e querida por toda a gente.
Apesar das dificuldades a vida corria normalmente, pois os seus pais viviam da pastorícia e o seu dia-a-dia era muito humilde.
Quando fez seis anos a menina foi para a escola, onde aprendeu coisas novas, sempre com o carinho e amizade da professora.
Um dia, a mãe de Marianita adoeceu, o que deixou a menina muito triste.
Dia após dia, a mãe de Marianita piorava, pois a família não tinha dinheiro para ir ao médico, nem para comprar medicamentos.
A professora apercebeu-se da tristeza da menina e da situação difícil em que estava sua família. Decidiu então visitá-los, levar-lhes mantimentos e boas palavras de carinho e esperança.
Como o Natal estava próximo a professora incentivou a Marianita a escrever uma carta ao Menino Jesus, que seria um segredo só dela.
No último dia de escola, a professora entregou à menina, a resposta que o Menino Jesus lhe tinha enviado: um envelope com dinheiro para a sua mãe. Com esse dinheiro a família comprou os medicamentos que precisava e a mãe de Marianita começou a melhorar.
Na Noite de Natal tiveram uma bela ceia e assistiram à Missa do Galo como Marianita tanto desejava.
Anos mais tarde, já crescida, Marianita entendeu o que verdadeiramente tinha acontecido nesse Natal e que tinha sido a professora a dar o dinheiro para tratar a sua mãe e não o Menino Jesus.
Marianita compreendeu, assim, o valor da solidariedade e amor ao próximo.
Sem comentários:
Enviar um comentário